Não permita que as demandas diárias te afastem de Deus | Coloque-o no centro de tudo para ter uma Rotina de Ouro
- Matriarca Família Gre

- 30 de set. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 12 de mar. de 2025

Fonte imagem: desconhecido
Encontrando o Caminho para o Equilíbrio
No artigo anterior “Posicione-se | Como cultivar seu refúgio com sabedoria”, vimos que Precisamos enxergar a administração do lar, o cuidado com os filhos, o papel de esposa, e trabalhar como a mulher virtuosa, que não come o pão da preguiça, como Jesus os vê: bênçãos e heranças do Senhor. Que são sementes que Deus nos deu para amar, cuidar, redar e podar!
A busca por uma rotina equilibrada é um desafio constante para muitas de nós, especialmente quando estamos imersas na maternidade, trabalho e todas as responsabilidades que surgem no dia a dia.
A Rotina de Ouro não significa fazer tudo perfeitamente, mas sim encontrar paz e abundância em meio às nossas tarefas.
O verdadeiro ouro está em aprender a administrar nossa rotina, tal como se administra um salário — com constância, sabedoria e propósito.
Mas o que é uma rotina? Rotina pode ser definida como uma sequência de atividades realizadas regularmente, ajudando a estruturar o tempo e trazer disciplina ao nosso cotidiano. É o hábito que criamos ao repetir uma ação, que com o tempo se torna natural, mesmo quando não estamos 100% motivadas para realizá-la. Ao treinar nosso cérebro para seguir uma rotina, desenvolvemos constância e foco.
Assim como administramos um salário, precisamos aprender a administrar nossa rotina. Temos "contas fixas", que são as tarefas principais e recorrentes do dia a dia. E, assim como no orçamento, também existem as “contas variáveis”, que seriam as tarefas ocasionais ou que surgem inesperadamente. Da mesma forma que organizamos nossos recursos financeiros para cumprir com os compromissos, devemos gerenciar nosso tempo e energia para atender às nossas responsabilidades sem negligenciar nossa saúde mental, emocional e espiritual.
Saiba priorizar e ordenar as Demandas
Na gestão de uma casa, de uma família ou até mesmo no trabalho, é essencial saber definir prioridades. Há demandas que são urgentes e importantes, outras que são urgentes mas nem tanto, e por aí vai. Saber discernir entre essas prioridades é o segredo para manter a paz na rotina e não se afogar nas responsabilidades.
Como em Ester 6, onde o rei, após perder o sono, buscou no livro de crônicas a obra de Mardoqueu — e percebeu que não o havia recompensado por seu feito — somos lembradas de que as honras feitas em secreto são vistas por Deus e Ele nos recompensará publicamente. Isso se aplica à nossa rotina familiar. Nem sempre seremos recompensadas ou elogiadas pelos nossos esforços. Quantas vezes já fizemos algo, cuidamos da nossa casa ou dos nossos filhos, e não recebemos um "obrigado"? Mas lembre-se, Deus vê tudo o que fazemos. O que parece ser feito no oculto, Ele recompensará.
Precisamos honrar nossa família cuidando-a e amando-a sem buscar honra e recompensa humana!
Nosso Papel como Esposas e Mães
Deus nos criou para sermos companheiras e ajudadoras de nossos esposos (Gênesis 2:18). Não estamos aqui para competir ou sermos maiores, mas para, juntos, multiplicarmos e edificarmos nosso lar.
Muitas vezes, ouvimos que "por trás de um grande homem há uma grande mulher", mas o propósito de Deus ao unir marido e mulher é para que ambos sejam uma só carne, trabalhando em unidade.
Cuidar da casa, do casamento e dos filhos é como cuidar de um jardim. Adubamos, podamos, guiamos as plantas em seu crescimento para que possamos colher frutos com qualidade.
Tiramos folhas/ ramos que estejam amarelados/ queimados pelo sol ou contaminadas por “insetos/pestes” para que não venham interferir no seu crescimento, atingindo a raíz e frutifiquem ainda mais.
Uma casa equilibrada e cheia de paz é fruto de uma vida que busca estar enraizada em Deus. Assim, precisamos estar firmes em Cristo, a videira verdadeira, para que possamos cuidar com sabedoria dos ramos que nos foram confiados (João 15:1-5).
Enraizadas em Cristo para ter domínio próprio, ser mansa de espírito e tardia em irar-se
Antes de sermos mães, somos filhas de Deus. Temos um chamado para honrá-Lo, assim como devemos honrar nossos pais e mães. Vemos hoje em dia muito desrespeito a este mandamento (Êxodo 20:12), mas nossa responsabilidade é manter nossos lares sob a bênção de Deus, vivendo em respeito e honra.
Nossos casamentos não são campos de batalha onde se disputam guerras de braço para ver quem é o mais forte. Deus disse que ao nos casarmos, nos tornamos uma só carne.
Como esposas, precisamos ser auxiliadoras de nossos maridos, não competidoras. O casamento é uma parceria, onde muitas vezes o silêncio pode ser mais poderoso e sábio do que palavras. Saber calar em momentos certos, evitar murmurações e críticas constantes, nos ajuda a construir um ambiente de paz e harmonia (Provérbios 14:1).
Inspire-se em Provérbios capítulo 14. Nele podemos observar que é possível termos uma rotina equilibrada, e que somos sim capazes de “dar conta” e cuidarmos das heranças do Senhor, nossos filhos.
Como mães, somos guardiãs de nossos filhos. Nosso papel é guiar nossos filhos, não apenas suprindo suas necessidades físicas, mas também os ensinando os caminhos do Senhor.
Lembre-se, o que você planta hoje em seus filhos, florescerá no futuro. Tenha domínio próprio em sua língua ao falar, e nas tuas atitudes em ser mansa de espírito e tardia em irar-se.
Honrar o Secreto | Aprecie a vista
Assim como em Ester, onde a obra de Mardoqueu foi feita no oculto, somos chamadas a fazer o mesmo em nosso lar. Nosso trabalho, muitas vezes, acontece longe dos holofotes, mas Deus vê tudo. Não é na busca por reconhecimento humano que devemos basear nossas ações, mas sim no desejo de agradar a Deus.
O inimigo quer nos sobrecarregar com as demandas diárias, para que comecemos a murmurar e profetizar desordem para nossas vidas (Provérbios 18:21).
Mas ao colocar Deus no centro, priorizando nosso tempo com Ele, o mesmo envia o Espírito Santo para ministrar nossas mentes e nossos corações, trazendo clareza e simplicidade. Deus não é Deus de confusão (1 Coríntios 14:33), e quando entregamos a Ele o controle da nossa rotina, Ele nos mostra uma nova visão, cheia de paz.
Quem complica tudo somos nós mesmos ao buscar uma perfeição que sinto te dizer, NÃO EXISTE! Caso você ainda não saiba. Ou resolver tudo na força do nosso próprio braço.
Este ano, eu adotei duas frases que tem me guiado: Feito é melhor que perfeito e Não coma o pão da preguiça (Provérbios 31:27).
Precisamos fazer tudo como se fosse para Deus (Colossenses 3:23), sem procrastinar, ter preguiça ou buscar a perfeição. A constância e o cuidado são chaves para um lar equilibrado e cheio de paz.
Precisamos valorizar nosso lar como Deus valoriza os “bastidores”. Nossa vida em casa, no secreto com Deus. É nos bastidores que crescemos.
Saiba apreciar os bastidores. Não esqueça de apreciar a vista durante tua jornada!
Deus nos confiou a administração de nossos lares, compartilhada com nossos maridos. Ambos precisar assumir suas responsabilidades, dividindo tarefas, para conquistar território. Ou seja, casa limpa e organizada. Vida em ordem!
Que possamos transformar nosso lar em um verdadeiro refúgio, onde a paz de Deus reine e nossa rotina seja administrada com sabedoria.
Não permita que as demandas diárias te afastem de Deus. Coloque-O no centro e Ele te dará o equilíbrio necessário.
Que tua rotina seja um reflexo da paz que vem de Cristo. Tenha uma abençoada semana!
Leia mais:
Sinta-se à vontade para sugerir temas aqui. Vou adorar ouvir sua sugestão ou história.
Att, Matriarca Família Gre






















Comentários