Aprendendo a transformar Nosso Lar em Doce Lar com Sabedoria diariamente
- Matriarca Família Gre

- 1 de ago. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2025
Fonte imagem: oferta da imagem (clique na imagem para acessar oferta)
Inspire-se, cresça e floresça onde Deus te Plantou!
Aqui conversamos de mãe para mãe - e aspirantes a mamães também -, que são esposas, empreendedoras, donas de casa, e estão buscando equilíbrio espiritual baseado na Fé Cristã, equilíbrio mental e equilíbrio físico. E que buscam aprender e melhorar continuamente todos os dias para edificar o seu lar em um doce lar com sabedoria (PV14:1).
Seja bem-vinda a Família Gre: vêm, entra!
Vamos explorar soluções práticas para o dia a dia das mamães empreendedoras e donas de seus lares.
Quero te ajudar mostrando como otimizar e organizar o espaço físico e seu tempo, transformando seu lar em um lugar mais inspirador, aconchegante, organizado e doce, te mostrando na prática como transformar e edificar teu lar em um doce lar, como a mulher sábia. Porque em Provérbios 14:1, diz: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua” . - E um comentário a parte, podemos derrubar nossos lares com a língua também, mas isso é papo para um outro dia.
O processo da transformação pode doer, mas é libertador
Desde que decidi empreender em casa após ser mãe, muitos dias se tornaram cinzas porque percebi que conciliar a limpeza e organização da casa com o cuidado da minha filha e o trabalho era um verdadeiro desafio. E que a busca por dar conta de tudo, trazia um sentimento grande de que estava falhando comigo mesma e com minha família. Além de me trazer um cansaço e esgotamento mental gigante. E e cuidar de mim mesma parecia um grande quebra-cabeça. Então se você já se sentiu assim também, sinta-se acolhida e abraçada aqui!
Essa nossa rotina cheia de compromissos e responsabilidades diárias pode ser estressante, o que faz com que nos sintamos cansadas, esgotadas emocionalmente, fazendo o sorriso sair aos poucos do rosto. Também vamos te mostrar ideias práticas e acessíveis para que você possa criar um ambiente doméstico que reflita seu estilo e atenda às necessidades de sua família.
Xô perfeccionismo! Feito é melhor que perfeito! - Mas sem desleixo ;)
E nesse último ano, descobri que para transformar nosso lar em um doce lar, precisamos entender que perfeição NÃO EXISTE, e que está tudo bem não dar conta de tudo no mesmo dia. E principalmente, que imprevistos e mudanças acontecem.
Eu dizia antigamente com orgulho “sou perfeccionista”. Hoje, vejo que buscar isso só me causou stress. Se tu é também do time das perfeccionistas comenta aqui embaixo!
Desde então aprendi que feito é melhor que perfeito. E não estou dizendo aqui para fazer com desleixo, mas sim, para não ficar buscando defeitos no que fazemos. Dê o teu melhor! Você também já se sentiu em meio à um furacão ao tentar conciliar todas essas tarefas de um dia comum para uma mãe empreendedora e dona de casa?
O primeiro ministério - Nosso lar: todo chamado começa dentro do seu lar
Durante muito tempo falhei em administrar meu lar com sabedoria. Ficava irritada pelo tanto de tarefas que tinha para fazer todos os dias na casa, porque eu queria sentar enfrente ao meu computador e fazer minhas tarefas do trabalho. E a demanda do dia mais minha filha chamando o tempo inteiro - normal de criança - me tiravam do sério, e o resultado: todos estressados e bônus, com a filha estressada fazendo birra. Até que com muito tempo, ao passar do tempo, fui aprendendo a ficar mais leve, a fazer uma coisa de cada vez. E a não surtar quando algo não saísse como planejado.
Sugestões de leitura:
Mapear, organizar e planejar as atividades diárias
Colocar no papel ou aplicativos de gestão de tarefas é fácil. Difícil mesmo é conseguir por em prática, devido aos imprevistos que podem ocorrer como tua filha ficar doente, se machucar na escola e você largar tudo pra ir buscar, você se machucar, o filho ou cachorro sujar tudo onde você acabou de passar pano, ou teu filho estar naqueles dias que só quer colo e carinho. Como ter mãos de polvo nestes momento para dar conta? Provavelmente algo ficará por fazer.
O que funcionou aqui em casa e pode dar certo pra ti, foi fazer um planejamento semanal para uma melhor organização porque quando passamos as informações para o papel ou aplicativos de tarefas liberamos espaço mental e conseguimos ter uma visão melhor do nosso momento atual. Lembre-se de que você precisa mapear a sua rotina, e planejar de acordo com a tua realidade! Não com a da "coleguinha".
A semana aqui em casa normalmente é bem agitada e é bem comum, algumas vezes eu trocar o dia ou o turno de execução de algo. Como eu disse, são muitos imprevistos. Eu organizo a casa e trabalho numa parte da manhã, das 05h às 7h mais ou menos, e as vezes minha filha acorda, e pede mama, e pede ajuda pra voltar a dormir, e lá se vai uns 30 a 40 minutos. E algumas coisas eu deixo de fazer de manhã.
Minha Jornada - superando pensamentos acelerados e déficit de atenção
Eu mesma, levei muito tempo para encontrar o equilíbrio nisso porque tenho bastante déficit de atenção e talvez um pouquinho do tal do TDAH - num sei - , e até hoje, todo dia é um novo aprendizado. Eu começo recolhendo o lixo e levando pra lavanderia lá paro pra por roupa levar, ai vejo a vassoura e vou varrer a casa, ai paro arrumar as camas e guardar o que está por cima, ai lavo louça, ai lembro que eu estava varrendo, termino e quando volto pra guardar a vassoura, vejo que não levei o lixo pra rua hahahaha
O que me ajudou foi me encontrar em Cristo. Eu passei a buscar todos dias a Deus, e tendo isso como prioridade, mas vamos falar disso em outro artigo mais adiante.
Então quero compartilhar isso aqui. A vida real. Os erros e acertos que já percebi nesse processo diário de aprendizagem. Eu parei de entrar em transe ao olhar o tanto de coisas que tinha para fazer. Eu ficava pensando e não reagia nem agia. Paralisava, o que me fazia me achar incompetente, e me auto sabotar.
Próximos temas que quero trazer temas para explorarmos, trazendo soluções práticas para você aqui no blog como:
Transformar seu lar em doce lar com pequenas mudanças diárias: Minha jornada para transformar meu lar em doce lar, trazer relatos reais do meu processo de aprendizagem e melhoria continua DIÁRIO. Sim, todos os dias podemos melhorar 1%
Técnicas de organização doméstica para facilitar seu dia a dia: porque quanto mais pudermos otimizar nossa rotina, concluir uma tarefa enquanto fizemos outra como estudar enquanto lava a louça ou cozinha, mais tempo livre podemos ter
Ideias de decoração econômicas: pra deixar teu lar com a tua “cara” e personalidade, e te mostrando como o produto certo pode mudar o ambiente da tua casa
Produtos que ajudam na limpeza e organização enquanto você cuida da família: te mostrar como otimizar a organização e limpeza da casa com produtos que vão otimizar esse processo enquanto você trabalha e cuida do (s) seu (s) filho (s)
Projetos DIY para personalizar seu espaço e criar momentos especiais com seus filhos: (do it your self - traduzido: feito por você mesmo) para personalizar seu lar. Eu amo mexer com papelaria, colagem e etc. E minha filha adora quando vamos criar nossos projetos e fazer trabalhinhos, aqui inclusive podemos criar “brinquedos” recicláveis - aqui, o que importa é o momento, o tempo junto para produzir o projeto.
Planejamento de refeições e organização de despensa para simplificar tua rotina: tendo uma planilha por exemplo se você for do tipo “ controladora” ou no papel e caneta mesmo, como tenho feito. Eu amo escrever, e isso é uma forma de organizar os pensamentos. Vou te mostrar como faço aqui em casa em outro artigo que estou preparando.
Seja bem-vinda a bordo dessa aventura no mundo encantado da maternidade.
Aqui quero te mostrar na prática a transformar e edificar teu lar em um doce lar, como a mulher sábia.
Agora me conta, quais são suas maiores dificuldades na organização e decoração da casa para transformá-la no seu lar doce lar? Nós também fazemos parte do lar, não se esqueça.
Sinta-se a vontade para sugerir temas aqui, vou adorar ouvir tua sugestão ou história.
Att, Matriarca Família Gre!
























Comentários