Construindo um Lar Enraizado em Cristo: Como Ensinar a Família a Buscar a Deus
- Matriarca Família Gre

- 27 de mar. de 2025
- 8 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2025

"Quando estamos Enraizadas em Cristo, até na leiteira floresce! - Matriarca Família Gre
Como tornar a oração um pilar dentro da sua casa
Tenha um coração reto e voltado à Deus, e somente à Ele. Guarde os seus mandamos em seus coração... E conte aos seus netos e bisnetos as maravilhas que o Senhor fez.
Referência bíblica para o artigo de hoje é: Deuteronômio 6:6-7: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”
Mas a que Moisés estava se referindo aqui exatamente? Quais foram as palavras ditas, ordenadas por Deus ao povo quando estavam indo a terra prometida? Está no versículo anterior, número 4, que diz assim: Ouça, Israel: o SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR. Ame ao SENHOR, o seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças."
Estes dias enquanto levava a minha filha para a escola, enquanto íamos caminhando eu disse à ela: vamos conversar com o papai do céu. E no mesmo instante ela disse fazendo beiço e resmungando: Ah não, eu tô cansada, disse ela.
Então eu respondi que, mesmo cansada, precisamos falar com o Papai do Céu. Todos os dias. Não podemos procurar Ele só quando precisamos de ajuda, então fizemos uma oração enquanto íamos para escola dela.
Mas isso me fez refletir que nós, adultos, utilizamos esta mesma argumentação quando o Espírito Santo nos chama a orar. E como poderemos cobrar nossos filhos se não nos verem orando. Precisamos ensinar pelo exemplo.
Ensinando os filhos pelo exemplo: O reflexo de nossas atitudes
Infelizmente eu mostrei alguns exemplos não tão bons para minha filha, como murmurar. E hoje, mesmo eu tendo me corrigido, agora preciso corrigir o que eu mesma ensinei a ela. Eu não queria ensinar isso, mas ela aprendeu pelo exemplo. Está parecendo uma adolescente anciã de 5 anos apenas em alguns momentos hahaha
É difícil exercitar o domínio próprio quando estamos mergulhadas nos afazeres diários e o trabalho, mas se não refreamos nossa língua, situações assim podem surgir. Problemas causados por nós mesmos. E sigo na luta mostrando e argumentando com ela quando ela repete estas ações que, quando ficamos reclamando e murmurando, as pessoas a nossa volta também ficam zangadas e de mau humor. Não gostamos de escutar os outros reclamando. E que, precisamos falar palavras docinhas como mel, porque quando falamos brabas ou gritando, parece que comemos limão azedo hahaha e ela deu risada quando disse.
Acredita que o apelido dela na creche no berçário era docinho? hahaha estes dias uma das professoras disse ah como vai minha docinho, e eu respondi, está um pouquinho azeda, mais para um limãozinho e rimos.
As pessoas são influenciáveis, tudo nos influencia, e se o ambiente está “carregado” de coisas ruins como mau humor e reclamações, certamente acabará contaminando ao redor. Então, como podemos combater isso? Refletindo a graça de Deus. É incrível, e difícil, mas possível. Como acalmar uma criança em furia? Gritando, xingando? Eu muitas vezes fiz isso. Mas descobri, que o amor e o colo, são remédios reguladores para nossas almas.
Não podemos ser pais de “coração duplo”. Eu li um post sobre isso estes dias e achei interessante. E escrevendo aqui agora, me lembrei que meu marido ontem a noite mesmo me disse, como tu vai cobrar ela para não repetir à noite, se tu as vezes repete. E eu fiquei olhando pra ele, sem resposta.
Se queremos ensinar algo aos nossos pequenos, temos que dar o exemplo. Alguns exemplos ela ainda talvez não siga, como comer mais legumes - por aqui, adotamos uma técnica secreta maravilhosa: colocamos legumes à cozinhar no feijão, e depois batemos no processador, e “engrossamos o caldo” hahaha.
Se queremos ensinar nossos filhos sobre o Criador, e que aprendam à buscá-lo, precisamos nós mesmas praticar isso, diariamente primeiro. Eu sou uma pessoa criativa, tenho muitas ideias e muitas vezes acabo me distraindo com tantas ideias. Hoje pela manhã mesmo eu estava conversando com Deus e dizendo: Senhor, porque, como é possível se distrair tão facilmente e começar o dia sem te buscar como?
A pilha de tarefas diárias está ali todos os dias gritando com você: já está na hora de começar! Eu por muitos dias, acordava já de mau humor porque já acordava pensando nas roupas para por lavar, para por na secadora, que tinha de varrer a casa antes da minha filha ir brincar no chão e etc.
E hoje eu acordo e digo: bom dia Deus! E começo a conversar com o Senhor nos meus pensamentos, faço minha oração, meu marido acorda e dá o mama pra nossa filha antes de ir trabalhar para ela ver ele. Eu dou o banho se preciso for, e vou organizando as coisas por cima fora do lugar, coloco roupa lavar, dou comida pra Skye e pra Lilly e quando ele sai, arrumo o nosso café da manhã. Então me sento e faço meu devocional. Depois brinco um pouco com ela, nos arrumo para levá-la a escola e se da um tempinho, já começo a pensar nas coisas do trabalho. E enquanto ela está na aula, eu trabalho.
Como construir um ambiente espiritual saudável no lar: buscar a Deus diariamente
Para construir um ambiente equilibrado e saudável em nossos lares, nós precisamos nos equilibrar primeiro hahaha. Novamente, precisamos dar exemplo. Gente as tarefas e demandas diárias estarão ali, todos os dias, mas, aquele momento de brincadeira com tua filha irá passar. Eu demorei a aprender isso. Sim demorei aprender muitas coisas.
A um certo custo mental eu aprendi que é primeiro a família, depois o trabalho, e depois as tarefas de casa. Digo a muito custo porque minha mente buga ao ver bagunça ao meu redor. Primeiro as coisas precisam estar organizadas visualmente para eu poder “fluir” no trabalho. Eu trabalho em casa. Veja, neste momento eu olhei pro lado, em direção a lavanderia e vi que tem uma bacia de roupas para eu estender mas eu preciso terminar este meu compromisso que tenho aqui, na Família Gre antes de estendê-las, para então terminar o restante das coisas que tenho para fazer na casa depois que buscar minha filha na escola. Então lembre-se não se cobre tanto. Autocobrança se torna autossabotagem se for em excesso. Também aprendi isso hehehe
Deus em Mateus 11:28-30 convida todos os que estão cansados e oprimidos a virem a Ele. Ele promete aliviar e dar descanso às almas aqueles que aceitarem Seu jugo suave e fardo leve. E não se esqueça que em João 16:33 nos diz: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". Jesus disse isso para dar ânimo aos discípulos e mostrar que Ele estava com eles.
Não esqueça que precisamos edificar nossos lares praticando amor, repreensão mas também o perdão. Haverão conflitos pois são pessoas diferentes, com pensamentos diferentes. Mas com diálogo, as coisas podem ser resolvidas. Precisamos ensinar nossos filhos o perdão. Se Cristo nos perdoa, quando confessamos, quem somos nós para negar isto à alguém. A ira pode vir, mas não podemos dormir com a ira.
Efésios 4:26 nos diz que: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha.”
A ira é uma emoção humana comum sim, mas muitas vezes nos leva a pecar. Por isso é preciso estar vigilante. Ela pode nos levar a não ter o domínio próprio da língua e em muitos ainda leva ao pior, onde partem para agressão verbal ou física quando estão irados, seja descontando suas frustrações nos filhos ou nos próprios cônjuges ou si mesmos. Neste versículo, o apóstolo Paulo nos orienta a não pecar quando ficarmos irados. Então é preciso praticar o diálogo, e o perdão dentro dos lares.
Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. - Efésios 5:33
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. - 1 Coríntios 13:4-7
E precisamos transmitir aos nossos filhos, o mandamento do Senhor, de honrar Pai e mãe:
Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço. - Provérbios 1:8-9
Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos e obterão discernimento. - Provérbios 4:1
Sem esquecer que:
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - Efésios 6:1-2
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. - Efésios 6:4
Assim você colherá bons frutos pois tua família estará firmada na rocha: Enraizada em Cristo! Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha. - Mateus 7:24-25
Devocional | É Tempo de Florescer – Propósito, Jejum e Oração ✨ 🌿
Em breve estaremos lançando um material o qual o Senhor trouxe ao meu coração, para te ajudar a começar tua jornada com Ele, se você está se sentindo perdida por onde começar mas antes, até ele estar disponível, tu podes começar buscando ao Senhor com o Devocional "É Tempo de Florescer", se você deseja organizar sua vida espiritual e transformar sua casa em um solo fértil para a presença de Deus.
Deus tem um propósito poderoso para sua vida, e Ele quer que você cresça, floresça e avance em direção ao chamado que já foi decretado nos Céus.
Mas para florescer, primeiro é preciso estar enraizada!
É um devocional transformador para mulheres que desejam aprofundar sua intimidade com Deus, fortalecer sua fé e se preparar para viver plenamente o propósito divino.
É Tempo de Florescer: é convite para uma jornada de transformação, onde você aprenderá a:
🌱 Criar uma rotina de busca intencional por Deus
🌱 Fortalecer sua fé e permanecer firme, mesmo diante dos desafios
🌱 Para aprender a confiar no tempo e na vontade de Deus
🌱 Para se tornar uma mulher sábia e enraizada em Cristo
🌱 Entender que o milagre já está decretado, mas Deus espera que você se mova
🌱 Desenvolver uma vida de oração, jejum e intercessão contínua
📖 O que você encontrará neste material?
💛 5 dias de devocional estruturado, com leituras bíblicas, reflexões e perguntas chaves para te ajudar a refletir
💛 Passos práticos para um tempo de qualidade com Deus
💛 Um checklist diário para te manter focada no propósito e constante
💛 O caminho para continuar crescendo mesmo após o jejum
🔥 BÔNUS ESPECIAL: Para te ajudar ainda mais, você terá acesso a um Trello exclusivo, onde poderá acompanhar suas atividades e se manter firme no propósito!
🚀 Está pronta para essa jornada? Se você sente que Deus está te chamando para crescer e avançar, este é o momento! Baixe agora o PDF e dê o primeiro passo e abrace essa transformação! 🌷✨
💡 Comece hoje mesmo a abastecer sua lamparina com azeite reserva!
Lá você encontrará conteúdos exclusivos e gratuitos para revirar e preparar o solo do teu coração e começar a crescer tuas raízes em Cristo.
Se você deseja ser uma mulher sábia, que edifica o lar e transforma sua casa em um lugar de paz e crescimento espiritual, tudo começa no secreto, aos pés do Senhor.
Acesse o menu “Inspire-se” em nosso blog para descobrir conteúdos transformadores e se tornar uma mulher sábia Enraizada em Cristo!
Sinta-se à vontade para sugerir temas aqui.
Vou adorar ouvir sua sugestão ou história.
Att, Matriarca Família Gre






















Comentários