Alma Cansada? Como o Autocuidado Espiritual nos Renova em Cristo
- Matriarca Família Gre

- 18 de mar. de 2025
- 6 min de leitura
Atualizado: 28 de mar. de 2025
Pequenos hábitos que fazem a diferença na busca por equilíbrio: Como estruturar sua rotina para incluir momentos com Deus
Como vimos no artigo artigo anterior “Criando uma Rotina Espiritual Sólida: Como Permanecer Firme em Deus Todos os Dias” pequenos Ajustes na Rotina Espiritual podem fazer Grande Diferença na nossa Vida. E o ponto de partida para isso é colocar Deus no lugar certo: como prioridade. No começo ainda vai continuar bagunçado. E para arrumar tudo, fará mais bagunça ainda e talvez você surte um pouquinho hahaha mas acredite em mim, no fim desse processo dará certo. E o Espírito Santo estará ali do teu lado, te ajudando com o domínio próprio, porque tu não pode surtar não hahaha. Lembre- se que ao escolher a boa parte, esta não lhe será tirada (Lucas 10: 41-42).
Que você seja renovada em Cristo através deste texto que escrevi, e comece a por ordem na tua vida com o direcionamento do Espírito Santo, tenha a paz de Cristo na tua alma e possa impactar as pessoas que estão ao teu redor com a Graça do Senhor e frutifique os Frutos do Espírito, amém?!
Autocuidado espiritual: Cuidando da mente, do coração e das emoções à luz da Palavra
“Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.”
Em Lucas 6: 43 a 45 lemos esta passagem “A árvore e seu Fruto” que também tem outra versão em MT 7:15-20 caso queira ler, mas aqui vou focar nesta em Lucas. Nossas palavras, posicionamento, postura e atitudes são os nossos frutos. Através destes frutos, as pessoas veem quem nós somos.
Ao lermos a Palavra, há diversos textos que nos advertem sobre o coração ser enganoso e traiçoeiro, como um deles que diz assim: “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós - PV 27: 19” e quando somos instruídos acerca dos Frutos do Espírito em Gálatas 5, veja qual o último item:
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio." (Gálatas 5:22-23)
Para melhor compreensão, confira abaixo:
Na Bíblia, longanimidade é a qualidade de ser paciente, suportando as dificuldades e ofensas com calma, sem reclamar e sem perder a fé. Também pode ser compreendida como paciência, misericórdia, compassividade, serenidade, bondade e generosidade. A longanimidade de Deus descreve a paciência e a tolerância de Deus para com a humanidade, sendo uma expressão do seu amor incondicional e da sua misericórdia. - Fonte: Longanimidade na Bíblia: entenda por que Deus é longânimo - Bíblia
Na Bíblia, a benignidade é uma representação do amor de Deus, uma virtude a ser cultivada e uma prática que se manifesta em ações de amor e generosidade. Ela se refere à qualidade de ser gentil, bondoso e misericordioso. A benignidade é frequentemente associada à graça de Deus e à sua vontade de perdoar e salvar aqueles que se arrependem. A benignidade é um dos frutos do Espírito Santo mencionados na Bíblia.
O último item é domínio próprio porque ao aprender todos os anteriores, quando o Espírito Santo lhe por na prova prática porque Ele é este tipo de professor, irá te ensinar com exemplos, para conseguirmos controlarmos e cuidarmos na nossa mente, do nosso coração e de nossas emoções à luz da Palavra, precisamos estar Enraizadas em Cristo. Somente assim conseguiremos exercer o domínio próprio, e desenvolvermos nosso autocuidado espiritual. Ele é algo essencial para vivermos em paz na sociedade, em nossos lares, e em nossos trabalhos e círculos de amizades. Se não estivermos enraizadas, seremos levadas como palhas pelo vento.
A importância de descansar no Senhor para evitar o esgotamento
Nosso Pai disse em Mateus 11:28-30: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
O mundo está cada vez mais inteligente e acelerado, porém com falta de sabedoria em muitos. A carga emocional imposta a todos nós hoje tem sido pesada, o nível de demandas e compromissos, o nível de cobranças tem sido alto, e sem estarmos firmadas no Senhor, certamente sucumbiríamos aos problemas e a opressão. O fardo nos esmagaria. E para pessoas que se cobram muito, assim como eu fazia, e ainda faço confesso, torna mais pesado ainda. Enquanto tentei carregar meu fardo sozinha, eu quase enlouqueci, e quem estava à minha volta também.
As coisas somente começaram a se alinhar e ser endireitadas, quando passei a buscar ao Senhor, todos os dias, e em todos os momentos em que tinha oportunidade. Eu achava que tinha que dar conta de tudo, a casa - com nossa filha pequena - devia estar sempre limpa e organizada e etc. E somos humanas, há momentos em que você precisará deixar de fazer uma coisa para fazer outra. Isso é normal, é preciso saber remanejar as coisas.
Podemos planejar e ter nossa rotina organizada, mas quando necessário, reajustar. Porém como diz em 1 Coríntios 14:40: “ Mas tudo deve ser feito com decência e ordem”. Ou seja, não é para fazer mal feito e de qualquer jeito. Mas também não vá ser tão perfeccionista. Veja bem, semana passada, eu só mantive a casa organizada, pois estou escrevendo um livro, e algumas coisas eu não fiz. Mas você não iria encontrar minha casa de pernas pro ar, te garanto.
Como separar momentos diários para renovação espiritual
Não se cobre tanto ao começar a buscar o Senhor. Ele não quer perfeição, mas Ele quer encontrar um coração quebrantado, disposto à ser como um vaso nas mãos do oleiro, e ser moldado por Ele. Que suporte o processo, de preferência sem murmurar. Podemos comparar a praticar exercícios o esforço de não murmurar. Quanto menos murmurar, mais você exercita o domínio próprio. Você pode sentir dor, desconforto, mas no fim, terá um músculo definido, ou seja visível, as pessoas irão perceber que você tem domínio próprio e controle emocional. Porque um leva ao outro.
E como disse mais cedo, sobre priorizarmos Deus, é dentro da organização do dia, você já pré-definir os momentos em que você irá parar para uma pausa. Experimente trocar o rolar o feed por um capítulo na bíblia. Eu organizei inspirado em Daniel, nos 3 turnos. Ele vivia em meio ao povo babilônico, ele estava na Babilônia mas a Babilônia não estava nele. Ele orava três vezes ao dia.
Presente pra você! Conheça o Devocional É tempo de Florescer: Propósito, Jejum e Oração
Então você pode se inspirar nele. Pela manhã você pode fazer o teu devocional, ao meio dia antes do almoço leia um livro, e ao fim da tarde ou ao anoitecer, estude um pouco a palavra. Mas antes de tudo, ore ao Senhor pedindo direcionamento. E uma forma de te ajudar nesse processo, é através do Devocional É tempo de Florescer: Propósito, Jejum e Oração.
Então se você que deseja caminhar um pouco mais em direção ao fundo das águas e mergulhar, para fortalecer sua caminhada e se tornar uma Mulher Sábia Enraizada em Cristo, entre no nosso Grupo VIP no Telegram e baixe o arquivo em PDF e acesse o template gratuito no Trello.
Comece hoje mesmo a abastecer sua lamparina com azeite reserva!
Lá você encontrará conteúdos exclusivos e gratuitos para revirar e preparar o solo do teu coração e começar a crescer tuas raízes em Cristo.
Não esqueça de acessar o menu “Inspire-se” em nosso blog para descobrir conteúdos transformadores para te inspirar a seguir na tua jornada de fé e se tornar uma mulher sábia Enraizada em Cristo.
Sinta-se à vontade para sugerir temas aqui.
Vou adorar ouvir sua sugestão ou história.
Att, Matriarca Família Gre
























Comentários