Recuperando a Identidade após a Maternidade | Se cure! Você tem um filho ou filha que não merece uma versão quebrada de você
- Matriarca Família Gre

- 17 de set. de 2024
- 4 min de leitura
O Poder da Renovação Mental e Espiritual na maternidade
Maternidade é uma jornada que transforma profundamente uma mulher. Desde o momento em que nos tornamos mães, enfrentamos desafios que nos moldam de maneiras que jamais imaginamos. Às vezes, nos encontramos perdidas em meio às novas responsabilidades e exigências, questionando quem somos agora que nossas vidas giram em torno de nossos filhos. Neste processo, é comum sentir que perdemos nossa identidade, como se a mulher que éramos antes da maternidade tivesse se dissipado, dando lugar apenas à mãe.
Curando a alma, salvando gerações
No entanto, a perda de identidade pode ser vista sob uma nova perspectiva, comparável a um vaso nas mãos do oleiro. Como mães, somos reformuladas, passamos por um processo de quebra e reconstrução. Esse processo pode ser doloroso e desafiador, mas ao nos conectarmos com Deus, Ele nos molda novamente, fortalecendo nossas mentes e curando as feridas do passado. É essa conexão espiritual que nos permite blindar nossa mente contra as pressões externas e os traumas não resolvidos, para que não transmitamos esses fardos às próximas gerações.
Há uma frase que me chamou a atenção recentemente: "Se cure. Você tem um filho que não merece uma versão quebrada de você."
Essas palavras são um lembrete poderoso da importância de cuidar da nossa saúde mental e emocional, especialmente como mães.
Ao buscar a Deus e nos permitirmos ser moldadas por Ele, encontramos cura e renovação. Este processo não apenas nos ajuda a recuperar a nossa identidade, mas também nos capacita a sermos mães mais presentes, equilibradas e amorosas. Afinal, a responsabilidade de criar filhos vai além de suprir suas necessidades físicas; é sobre ser um exemplo de resiliência, fé e autoconhecimento.
Nossos filhos merecem o melhor de nós, não apenas em termos de provisão material, mas, mais importante ainda, em termos de presença emocional e bem-estar psicológico.
Portanto, ao enfrentarmos os desafios da maternidade, que possamos nos lembrar que Deus está nos moldando para sermos vasos mais fortes e cheios de propósito. Que possamos encontrar em nossa fé a força necessária para superar as dificuldades e, assim, oferecer aos nossos filhos o melhor de nós. Porque, no final das contas, eles merecem uma mãe que, apesar de todos os desafios, encontrou a sua verdadeira identidade e está pronta para guiá-los com sabedoria e amor.
Buscai e me achareis
Estou aqui escrevendo este artigo depois de ver a pregação da Pastora Talitha onde ela fala sobre acharmos nossa identidade em Cristo, para o cumprimento do propósito de Deus em nossas vidas.
Quando buscamos o conhecimento sagrado de Deus, Ele conversa conosco. Eu ainda não havia lido meu devocional de manhã. Nesse dia orei e coloquei a pregação para escutar enquanto fazia algumas coisas.
Enquanto lia o devocional, depois, algo me chamou a atenção. Veja na foto ao lado, onde fala sobre cura. Eu amo estas “coincidências” que, para mim, não são coincidências, mas sim respostas. Conexão com Jesus.
Depois de ler este trecho, fui ler outro devocional, Pão Diário - Posso enfrentar qualquer situação, pois minha força vem do alto.
Nesse devocional, há uma referência ao momento de Moisés no deserto, após a
travessia do mar Vermelho e os milagres de Deus ao enviar provisão e cuidar de todo o povo.
No final do texto, o Salmo 100:5 é citado, afirmando que "a fidelidade de Deus dura por todas as gerações", um trecho que ecoa o que estava no devocional Pão Diário para Mães, que tem um lugar especial no meu coração, de tão edificante que é.
Tudo está interligado e conectado nos planos de Deus.
Quem somos em Cristo | Recuperando a Identidade após a Maternidade
Além de moldar nossa identidade como mães, a maternidade nos chama a descobrir quem realmente somos em Cristo. Quando nos permitimos ser reformuladas por Deus, Ele não apenas nos cura das feridas do passado, mas também revela nossa verdadeira identidade. É em Cristo que encontramos o alicerce sólido para nossas vidas, e é através dEle que compreendemos o propósito maior que Deus tem para nós para estarmos Recuperando a Identidade após a Maternidade.
Muitas vezes, na correria do dia a dia, podemos perder de vista essa identidade em Cristo. Podemos nos sentir sufocadas pelas expectativas, pelas comparações e pelos desafios diários. Mas é importante lembrar que nossa verdadeira identidade não é definida pelo mundo ou pelas circunstâncias ao nosso redor. Ela está enraizada em Cristo, que nos chamou e nos capacitou para cumprirmos os propósitos de Deus em nossas vidas.
Ao nos conectar com Deus, nos tornamos mais conscientes do propósito divino que Ele tem para nós, não apenas como mães, mas como mulheres que foram chamadas para refletir Sua glória. Quando nos alinhamos com esse propósito, encontramos uma força e uma paz que nos permitem enfrentar os desafios da maternidade com confiança e sabedoria.
Essa identidade em Cristo nos dá clareza sobre o papel que desempenhamos na vida de nossos filhos e nos ajuda a guiá-los não apenas com amor, mas também com a firmeza de saber que estamos cumprindo o propósito de Deus. Quando nos vemos como Deus nos vê, somos capazes de transmitir essa visão aos nossos filhos, ensinando-lhes a importância de buscar sua própria identidade em Cristo e viver de acordo com os propósitos divinos para suas vidas.
E você, como tem encontrado e praticado o equilíbrio e controle mental e emocional?
Sinta-se à vontade para sugerir temas aqui. Vou adorar ouvir sua sugestão ou história.
Att, Matriarca Família Gre

























Comentários