top of page
  • Instagram Família Gre
  • Pinterest Família Gre
  • TikTok Família Gre

Cuidar de Si é um Ato de Fé: Nosso Corpo como Templo de Adoração a Deus

  • Foto do escritor: Matriarca Família Gre
    Matriarca Família Gre
  • 5 de set. de 2024
  • 9 min de leitura

Atualizado: 12 de mar. de 2025



Kit 3 Placas Decorativas Quadros Para Cozinha Kitnet Rosa Temperada com Amor Pequena


O cuidado começa agora | Cuidar de Si é um Ato de Fé

A Palavra de Deus nos lembra: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; pois o templo de Deus, que sois vós, é santo." (1 Coríntios 3:17). Nosso corpo é um templo, e precisamos honrá-lo, cuidando tanto do nosso interior quanto do exterior. O cuidado de si mesma não é apenas uma questão de saúde física, mas também de responsabilidade espiritual. Cuidar do nosso corpo é um ato de adoração, uma forma de demonstrar amor e respeito pelo presente que Deus nos deu — nossa própria vida. Não espere o momento perfeito, ou que tudo esteja em harmonia. O cuidado começa agora, com pequenas escolhas diárias e a coragem de dar o primeiro passo.

1 Coríntios 6:19-20: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."

Não tem dia certo para começar a nos cuidarmos!

Você já deve ter ouvido ou você mesma ter dito, na segunda eu começo a dieta! hahaha Esse artigo é pra ti e pra mim também. Então deixa eu te dizer: não espere pelo momento em que tudo estará em perfeito equilíbrio para começar a cuidar de ti mesma. A vida passa como um sopro, e Deus nos deu somente uma chance.

Agradeça todos os dias quando acordar pela nova oportunidade de tentar de novo. Não desperdice ela. Coloque suas prioridades em ordem tendo Deus como prioridade porque Nele você terá direcionamento e paz mental e espiritual para te guiar em todas as demais áreas da tua vida. Dê o primeiro passo, faça o que



estiver ao teu alcance. Viva o presente. O passado passou, e o futuro a Deus pertence.

Em meio a ser mãe, esposa, dona de casa, empreendedora, é preciso jogo de cintura para organizar a rotina, incluindo para cuidar mim mesma. Mas tenho tentado e meu desafio pessoal, e sem pressão, é eliminar da minha vida 29kg e voltar ao peso que estava quando engravidei da minha princesa, que eram 78kg. Hoje estou com 107kg. Tenho um longo caminho pela frente, mas vou dar um passo por vez.


Estarmos equilibradas emocionalmente e mentalmente para que isso reflita em nosso corpo

Falar de saúde mental na maternidade é importante e um tema delicado porque envolve o particular e experiências de vida daquela mãe. Não há dieta que vá resolver e te ajudar, se você não estiver mentalmente equilibrada.

Eu já estou a uns 6 meses, em um processo de amadurecimento e aprendizado, de muitas mudanças internas, e agora que Deus me mostrou os “porquês dos meus quês”, chegou o momento de externalizar isso em mim.

Muitas de nós são chamadas e rotuladas de loucas, estressadas, mau humoradas e por ai vai. Mas pergunta se alguém já perguntou o porquê você é assim?! Muitas vezes nem você mesma se perguntou. Você entra no automático da rotina, e ela te leva e te afoga como uma onda gigante em um mar revoltado de tarefas e demandas do dia a dia. Onde você “descarrega” sua fúria na comida ou em quem está próxima a ti.


Filha não se cobre tanto

Normalmente, queremos fazer nosso melhor e “perfeito” que agrade todos em casa. Mas na prática isso pode ser desgastante. As vezes, parece que quando mais tentamos fazer algo bom, corrigir algo, pior fica.

A mente humana ansiosa que é, se autossabota, porque se cobra demais. É difícil não se autocobrar quando somos mães. A própria sociedade hoje, nos cobra. Você precisa ter filhos, você precisa cuidar e administrar seu lar, você precisa de um emprego, você precisa disso e daquilo.

E hoje, ouvi uma frase fantástica na pregação da Pastora Talitha, que as pessoas querem que você tenha um emprego como se não tivesse casa, filhos e família pra cuidar, e que você cuide da casa, filhos e família como se não tivesse um trabalho para trabalhar algo assim. Essa conta parece que nunca vai fechar.

Quando tentamos fazer algo com as nossas próprias mãos, sem antes pedir direcionamento e ajuda de Deus, tendemos a falhar em 99,99% das vezes. O Espírito Santo fica ali, olhando e dizendo misericórdia dessa criatura Jesus hahaha.

E eu só tenho conseguido “equilíbrio”, e “dar conta” porque estou buscando me conectar a cada dia mais com Deus desde o momento em que acordo. Os dias difíceis continuam indo e vindo mas busco tirar ensinamentos deles e ver o lado positivo.


As vezes o dia inteiro vai dentro dos “planos” e no fim do dia acontece algo como uma birra por alguém estar cansada e faz você pensar que tudo é em vão e te da vontade de abrir mão dos teus projetos, mas quando você acorda e busca a Deus, ele começa a conversar contigo e acalmar teu coração, te encorajando a seguir, e você tenta de novo.

Tenho exercitado mentalmente isso, sobre estar bem comigo mesma, aceitando que não preciso dar conta de tudo o tempo todo, porque minha rotina entre cuidar da minha filha, cuidar da casa, e trabalhar home office tem sido um desafio em alguns dias. Ouça o louvor da Dalete Hungria: Lança sobre mim


Como estar mentalmente saudável e mentalmente equilibradas para enfrentar a rotina e os desafios do dia a dia.

No nosso planejamento mental, pelo menos no meu, queremos ser mães “perfeitas” no sentido de sermos calmas, não sermos estressadas, rirmos boa parte do tempo, ter disposição para brincar com os filhos, estar bem fisicamente com o próprio corpo, ter tempo pra si mesma, tempo pro marido, saber reagir a uma birra sem fazer birra ou gritar igual ou mais que a própria criança. Isso durante as 12h em média úteis ai do dia.

Isso vai depender de muitos fatores como se você faz exercícios físicos, se você se alimenta bem, se dorme o suficiente. Se tem problemas de saúde, se tem problemas financeiros, matrimoniais e etc. Problemas como um todo. Mas não somente sobre os problemas em si porque problemas todos tem, dentro de suas próprias realidades.

Mas o que vai interferir no teu dia, é como você reage aos problemas. E isso é algo onde tenho sido moída por Deus no meu processo de aprendizagem. Eu me sinto as vezes ao pé de uma montanha, de onde descem pedras, algumas maiores outras menores, e por algumas sou esmagada ainda por outras eu consigo raciocinar para reagir: desviando ou pulando por cima. E assim são os problemas.


Reaja com sabedoria

Mesmo durante as demandas do dia, é preciso ter o domínio próprio para pensar antes de agir, para não cometer erros e ser grossa com quem você ama porque somos as guardiãs dos nossos lares.

A maneira como agimos e reagimos em determinadas situações irão moldar e servir de exemplo para os futuros adultos que estamos criando e moldando em casa.

Estudos comprovam que crianças aprendem muito mais pelo exemplo do que pela fala como citam também no artigo acima. E é verdade, porque enquanto meus pais trabalhavam fora ou meu pai estava no hospital, eu cresci em uma casa onde via muitas brigas, discussões, “explosões mentais”, pessoas descontando suas raivas e frustrações em outras inocentes, murmuração e reclamações o tempo todo.

Não diretamente relacionadas à mim, mas eu estava lá, assistindo aquele triste espetáculo. E hoje percebo em mim, em algumas reações à determinadas situações, que ver isso, me afetou indiretamente. E tenho buscado cortar essas raízes que tem me prendido e não deveriam estar ali. E onde quero chegar sobre isso, é que se você não tem condições de ir à um psicólogo, você tem o médico dos médicos, que pode te atender 24h. E ele é maravilhoso.

Eu fiz uma pausa de quase 1h30, para atender minha filha que acordou. Enquanto atendia ela e organizava a casa, fiquei ouvindo hinos e comecei agora pouco a escutar uma pregação da Pastora Camila Barros. Que mulher abençoada por Deus.

A pregação é a O olhar de Jesus na Lagoinha Alphaville. E nela, ela cita sobre a maneira que Jesus vê as pessoas em João 12. Ele não vê o cego como cego, nem a prostituta como uma prostituta. Ele vê o homem. Ele vê a mulher. Enxerga a pessoa por trás do “rótulo/ problema”.

E olha eu falando sobre traumas e ela começou a falar “Deus diz eu não vejo o reflexo daquilo que te fez mau, que causou em você, e você carrega até hoje. Ele esta dizendo, Eu garimpo, eu vejo atrás do filtro, eu encontro atrás da máscara. Eu sei porque você é “rabugento” - aqui dei risada - eu sei porque você é uma pessoa desconfiada…. Foi edificante. Senti Deus falando comigo, dentro do que estava pensando, passando e escrevendo aqui.


Somos pilares e colunas estruturais dos nossos lares

Quando dizemos que a mulher tem papel estrutural em uma casa, é porque realmente tem. Não é que uma mãe não pode ter dias maus. Jesus mesmo disse que no mundo teríamos aflições mas tende bom ânimo, pois eu venci o Mundo.

Precisamos ser como girassóis dentro de nossos lares, de costas pro escuro e de frente para a Luz!

Nós mães somos como colunas em nossas casas, que sustentam os seus lares. Se elas estiverem com rachaduras, com buracos ou trincas aparecendo, podem fazer a casa cair.

Transfira essa imagem a uma mãe, que passou por traumas, ou viu pessoas passando por traumas. Feridas que não foram tratadas, que não foram curadas. Que estão ali expostas. Elas tendem a ir se abrindo cada vez mais. Então busque ajuda, busque a Deus. E não deixe seu lar desmoronar. Não transfira seus traumas à sua família.

Agora, quando aceitamos Jesus e o permitimos entrar, porque ele bate a porta e não a “arromba”, ele entra e vira a casa do avesso, bota as coisas no lugar, tira ou coloca pessoas em nossas vidas, limpa pra então trazer a paz e calmaria. Esse processo não ocorre em um único dia não. Pode levar algum tempo.

Agora, vendo a partir da perspectiva de Jesus, ele usa nossos traumas para nos ensinar a agir com sabedoria e paciência, mesmo nas dificuldades. Então use as situações difíceis que podem acontecer no dia, como oportunidades de aprendizado e restauração em si mesma.


Espírito, Mente e Corpo estão interligados

Tudo isso que falei sobre bem-estar espiritual e emocional está diretamente ligado ao físico. Quando nos exercitamos, nosso corpo libera endorfinas, que melhoram o humor e reduzem o estresse, ajudando a equilibrar nossas emoções. Esse equilíbrio é fundamental, pois percebi que minha ansiedade e o excesso de comida estavam ligados à forma como eu lidava com as situações difíceis.

Ao buscar refúgio em Jesus e cuidar da minha saúde espiritual, comecei a me sentir mais leve e menos ansiosa. Este é o primeiro passo para a reeducação alimentar que estou aplicando, onde quero aprender a controlar minha mente para, assim, controlar minha boca e transformar meu corpo.

E a única pessoa que pode fisicamente, mudar minha situação sou eu. Com a mente e o espírito em paz, o corpo também começa a responder de forma positiva. É um ciclo interligado: cuidar do espírito nos ajuda a cuidar da mente, e cuidar da mente reflete em nosso corpo. Quando uma dessas partes está em desequilíbrio, afeta as outras.

Por isso, entenda que o autocuidado é uma jornada contínua e integrada. Nosso corpo, mente e espírito precisam de atenção e cuidado, pois somos mais do que apenas carne e ossos. Somos seres completos e únicos, criados por Deus com propósito. E quando começamos a nos cuidar em todas essas áreas, conseguimos enfrentar melhor os desafios diários e criar um ambiente mais harmonioso para nós e para nossas famílias.

Não espere o momento perfeito para começar a cuidar de si mesma. O momento é agora. Com pequenas mudanças diárias, busque equilíbrio emocional, mental e espiritual, permitindo que o reflexo dessa harmonia interna transpareça em todas as áreas de sua vida. Lembre-se de que você é a coluna estrutural do seu lar, e cuidar de si mesma é o primeiro passo para cuidar bem dos que estão ao seu redor. E, acima de tudo, saiba que você não está sozinha nessa jornada — Deus caminha com você, guiando cada passo.

"A mulher sábia edifica o seu lar, mas a tola o destrói com as próprias mãos." — Provérbios 14:1

No próximo artigo vou te contar como tenho me organizado, e como tem sido aplicar na prática esse processo de reeducação alimentar. Essa jornada explorando como cuidar do nosso corpo também é crucial para nossa saúde mental e bem-estar geral.


E se você quer começar também a transformação do seu corpo em apenas 30 dias, sem sair de casa, clique aqui e comece hoje mesmo o programa "30 Dias Secando em Casa!"



Compartilhe suas histórias e vitórias, e inspire outras mães!

Sinta-se à vontade para sugerir temas aqui, vou adorar ouvir sua sugestão ou história.


Att, Matriarca Família Gre

banner grandes marcas shopee
loja desinchá na Shopee

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Instagram Família Gre
  • Pinterest Família Gre
  • TikTok Família Gre
Banner para entrar no grupo vip de ofertas.png

© 2026 | Família Gre

bottom of page