top of page
  • Instagram Família Gre
  • Pinterest Família Gre
  • TikTok Família Gre

A jornada até a ilha da fé: Do Naufrágio à Cura através de Jesus após as tempestades da vida

  • Foto do escritor: Matriarca Família Gre
    Matriarca Família Gre
  • 2 de set. de 2024
  • 6 min de leitura

Quadro Decorativo Moderno Para Parede Quarto Sala Paisagem Praia Nascer Por do Sol 3 Pecas 90x50

Fonte imagem: oferta Shopee - clique para acessá-la


Aprendendo a lidar com o tempo de espera

Aqui em casa neste último mês se intensificou o ensino do processo de esperar, que tudo tem seu momento e hora certa para nossa filha de 4 anos e meio.

Ela está cada vez mais impaciente. Chega agitada e irritada da escola. E tivemos inclusive recentemente uma reunião com os pais da turma, porque o modo que estão se comportando de modo geral, não estava correto. Brigam, batem em colegas, gritam demais, jogam objetos, quebram brinquedos, falam palavras feias, respondem e não “aceitam” o não. Estas foram algumas coisas que nos foram relatadas na reunião. Foi necessário trocar a professora da turma inclusive.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." - Eclesiastes 3:1

Veja através da perspectiva de Jesus

Devemos controlar as emoções e ser pacientes. A bíblia nos diz: "O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez." - Provérbios 14:29

Tem sido difícil, ensinar ela a lidar com os próprios sentimentos quando eu já adulta que sou ainda tenho dificuldades. Mas através disso, destes momentos, tenho visto como oportunidade de me corrigir para ensinar ela à também se controlar.

Em uma apresentação de trabalho dela que teve recentemente na escola, após a apresentação a professora nova estava relatando como foi a primeira semana dela com eles e eu comentei, que nós enquanto adultos temos dificuldades quando somos super estimulados por telas como somos durante o dia, agora imagina as crianças de hoje, que tem sido super estimuladas muitas vezes o dia inteiro.

Aqui em casa tenho dito muito que há o tempo certo para tudo e para coisa. E usado o momento de cozinhar, para estimular isso.

Ultimamente, até para isso ela está agitada e sem paciência. Enquanto deixo ela me ajudar nos preparos de bolos ou biscoitos por exemplo, eu digo que ela precisa relaxar, que é pra ser divertido. Que tem o momento certo para colocarmos cada ingrediente e que precisamos fazer com amor e cuidado, e não rápido e “batendo” - ela do nada as vezes quer bater as colheres na bacia, o que faz com que alguns bocados de massa voem pelos ares hahaha

A maior herança que podemos deixar à nossos filhos é ensinarmos sobre Deus e a importância de cuidar dos outros: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." - Provérbios 22:6

E onde entra a fé nisso que estou contando: a base para transformação e correção. Tenho aproveitado essa fase agitada de emoções que ela está passando para lhe ensinar sobre Deus. Eu me perguntava a pouco tempo como iria começar a explicar quem era Deus, parece que ele disse pronto, aqui está uma situação para ti trabalhar nisso hahaha

A noite, pedimos ao papai do céu para cuidar de todos, ela vai citando os nomes de quem é próximo à nós, um a um. E depois pedimos pro papai do céu ajudar ela a não fazer xixi na cama, e para ajudar ela a dormir bem. E vou intercalando durante a semana contando que ele criou o mundo, e tudo que há, todas as flores, bichinhos, as pessoas e cuida de todos nós. Que ele não gosta de brigas, não gosta de mentiras. Que precisamos falar devagarinho e não gritar com as pessoas.

Tenha fé e confie nos planos de Deus: "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." - Jeremias 29:11

E nós enquanto adultos, no âmbito da fé, nos tornamos iguais as crianças, impacientes e querendo que Deus cumpra os propósitos e promessas em nossas vidas todos de uma só vez. Que tudo que pedimos seja atendido. Mas na bíblia diz que tem tipos de orações egoístas, para benefício próprio que não serão atendidas por Deus. Não é deste modo que Deus opera. Ele é justo. E sabe tudo que se passa em nosso coração.


Nadando até a praia e caminhando ao lado de Jesus

Enquanto pensava sobre o que escrever, comecei a pensar que o começo da jornada com Deus em nossas vidas se assemelha à passearmos por uma praia em alguma ilha com Ele. E muitas vezes, chegamos até esta ilha, após um naufrago, afogados, e de joelhos cuspindo água, pulmões ardendo, doendo pra respirar e comendo areia na beira da praia.

Ao levantarmos a cabeça, nos deparamos com Ele. Que prontamente, nos oferece sua mão e nos ajuda a levantar. E ao começamos a caminharmos juntos, pés na areia, a água do mar chegando em nós, naquela temperatura agradável as ondas batem em nossos pés… nesse momento podemos sermos gratos por admirar o nascer do sol e quando ele se põe também convivendo com Deus…

Mas, ao final dessa jornada difícil até a ilha (Jesus), encontramos um refúgio de paz e acolhimento ao chegarmos lá. Assim como Deus nos oferece descanso e cura após os momentos de tempestade, esta ilha representa o lugar onde somos restaurados e renovados.

Aqui, finalmente deixamos para trás os pesos do passado, encontrando alívio e consolo nos braços de um Pai amoroso. Como está escrito: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." É nessa ilha que descobrimos que, em Deus, temos um refúgio seguro, onde nossas almas encontram descanso e renovação.

"…Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça…" (1 João 1:9) e “…Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo..." (2 Coríntios 5:17)”

Às vezes, a vida nos leva por caminhos difíceis, como uma praia cheia de lixo e restos de um passado que ainda nos assombra. Cada pedaço de lixo pode representar os pecados e feridas que acumulamos ao longo da nossa jornada, coisas que precisamos deixar para trás. Os animais mortos que podemos ver ao longo da praia enquanto caminhamos são como os traumas e dores que insistem em nos lembrar de quem fomos, mas que já não têm lugar na nova vida que Cristo nos oferece. Ele nos chama a deixar para trás o 'velho homem' e todas as coisas que nos impedem de avançar

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam." - Salmo 23:4

Mantenha os olhos em Jesus enquanto atravessa teus vales, mesmo que o vento sopre contra ti

Deus nos diz, que precisamos atravessar a ilha, e para isso, precisamos cruzar um vale. E nesse percurso, a mata começa a ficar fechada, começam a surgir cascalhos à beira da praia. Em determinados momentos, surgem rochas e o caminho a seguir agora precisa passar por uma ponte, estreita e longa, onde ao olharmos para baixo nos apavoramos com a altura e força do mar, com as ondas batendo nas grandes rochas. Mas do outro lado de todo este medo está Deus à nossa espera e Jesus está ao nosso lado, oferecendo novamente sua mão, para darmos o primeiro passo e iniciar a travessia.

"E Pedro, respondendo-lhe, disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E, logo, Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então, os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente tu és o Filho de Deus." Mateus 14:28-33:

Em alguns trechos essa ponte pode sacudir, balançar, até mesmo virar do avesso enquanto tentamos cruzá-la, mas quem está ali ao nosso lado, nos cuidado? Jesus.

A vida cristã, assim como a caminhada pela praia na ilha, é uma jornada repleta de desafios e aprendizados. Às vezes, o caminho pode parecer duro e cheio de obstáculos, mas é exatamente nesses momentos que somos chamados a manter nossos olhos fixos em Jesus. É Ele quem nos guia, quem nos fortalece e, acima de tudo, quem nos acolhe em Seu amor infinito quando chegamos exaustos ao final do dia.


Esse acolhimento não é apenas um descanso temporário, mas uma renovação completa da nossa alma. Ao chegarmos em Jesus, encontramos um refúgio seguro, onde somos recebidos com graça, onde os pesos do passado são deixados para trás, e onde somos renovados em propósito e esperança.


Independentemente das tempestades que enfrentamos, podemos ter a certeza de que, em Cristo, estamos seguros, renovados e prontos para seguir em frente. Então tenha fé, e acredite no cumprimento das promessas de Deus à tua vida e família. Não deixe que as distrações do mundo roubem a felicidade de sentir a presença de Jesus durante tua Jornada até o cumprimento dos propósitos que ele tem contigo. Aproveite a caminhada ao lado dele. Respeite o tempo do processo. É após passar por ele, que você você terá bagagem e experiência para testemunhar e ajudar à edificar outras pessoas.


"Em meio às tempestades da vida, onde você tem buscado refúgio e renovação? Está permitindo que Deus acolha você em Seus braços e o guie até a paz que só Ele pode oferecer?”


Sinta-se à vontade para sugerir temas aqui. Vou adorar ouvir sua sugestão ou história.

Att, Matriarca Família Gre

banner grandes marcas shopee
banne oferta | mall inline badgeCafé com Deus Pai 2024 | Porções Diárias de Paz | Junior Rostirola

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Instagram Família Gre
  • Pinterest Família Gre
  • TikTok Família Gre
Banner para entrar no grupo vip de ofertas.png

© 2026 | Família Gre

bottom of page